A Galeria

A Simões de Assis Galeria de Arte, fundada em Curitiba em 1984 pelo arquiteto Waldir Simões de Assis Filho, é voltada para a arte moderna e contemporânea.

Além de exposições realizadas em seus espaços, a galeria desenvolve projetos em parceria com museus, colaborando na organização e curadoria de mostras dos artistas representados. Participa das principais feiras de arte brasileiras e dentre suas atividades publica livros e catálogos de arte, através de sua própria editora.

Em 2002, sob sua curadoria e coordenação publicou o livro "Cícero Dias, Uma Vida pela Pintura", reunindo obras realizadas pelo destacado pintor brasileiro ao longo de oito décadas de produção. Em 2006, sob sua organização e curadoria fez a exposição Cícero Dias - Oito Décadas de Pintura, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Considerada a maior mostra já realizada sobre o artista, reuniu 200 obras oriundas de museus e coleções nacionais e internacionais, todas reproduzidas em um livro editado na ocasião.

Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Ângelo Venosa, Arcângelo Ianelli, Ascânio MMM, Bernard Frize, Bruno Giorgi, Carmelo Arden Quin, Célia Euvaldo, Cícero Dias, Eduardo Sued, Elizabeth Jobim, Gonçalo Ivo, Iole de Freitas, José Bechara, Jaildo Marinho, Manfredo de Souzanetto, Marcos Coelho Benjamim, Siron Franco e Tomie Ohtake são alguns dos artistas que a galeria expôs ao longo de sua trajetória, mantendo obras de muitos deles em seu acervo.

Ao lado dos vários artistas contemporâneos representados, a galeria representa com exclusividade no Brasil a obra do modernista Cícero Dias (1907 – 2003) e do mestre uruguaio Carmelo Arden Quin (1913-2010) fundador do grupo Madi. Ambos viveram a maior parte de suas vidas em Paris, onde participaram ativamente do seu meio artístico e cultural.

Próximo Anterior
  • Simões de Assis

    Simões de Assis

  • Simões de Assis

    Simões de Assis

  • Simões de Assis

    Simões de Assis

  • Simões de Assis

    Simões de Assis